quinta-feira, 17 de junho de 2010

“Pela política na lei, pela política na vida!”

      CFEMEA lança campanha para estimular participação política
Com mais de 20 anos de trabalhos em prol da cidadania das mulheres e pela igualdade de gênero, lutando de forma autônoma e suprapartidária por uma sociedade e um Estado justos e democráticos, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) lançou esta semana mais uma importante iniciativa.
Trata-se da campanha cujo mote é “Pela política na lei, pela política na vida!”. O objetivo é debater os direitos das mulheres e a importância de sua presença nos espaços de poder, mobilizando a participação política das mesmas nas eleições e estimulando o debate de temas como saúde, enfrentamento da violência doméstica, mercado de trabalho, políticas públicas e o acompanhamento da execução do orçamento referente aos direitos das mulheres.
Segundo o CFEMEA, “a Copa do Mundo é um excelente momento para fomentar essa discussão, afinal estamos todas e todos com a emoção à flor da pele. Por isso, precisamos aproveitar esse tempo que mistura euforia e patriotismo para marcar um gol a favor da cidadania feminina”.
Usando linguagem futebolística, o primeiro spot de rádio da campanha afirma que as brasileiras já estão em campo para marcar três gols, abordando a necessidade do cumprimento das mudanças na Lei Eleitoral, que estabelece a obrigatoriedade de no mínimo 30% das candidaturas dos partidos políticos para as mulheres; reserva de 5% dos recursos do Fundo Partidário para programas de promoção e difusão da participação política das mulheres; e a reserva de tempo da propaganda partidária gratuita para promover e difundir a participação política feminina.
Em entrevista ao site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br, a cientista política e assessora técnica do CFEMEA, Fernanda Feitosa, disse que o foco inicial da campanha, neste momento pré-eleitoral, é sensibilizar os partidos para o cumprimento das novas regras eleitorais. “As conquistas com a minirreforma eleitoral foram poucas, mas precisam ser cumpridas, principalmente a obrigatoriedade de 30% de candidaturas femininas”.
A cientista política vê como positivo o fato de terem duas mulheres concorrendo à presidência e acredita que isso coloca em discussão a subrrepresentação das mulheres na política. Ela diz ter esperança de que um maior número de mulheres sejam eleitas nas eleições 2010, pela obrigatoriedade dos 30% de candidatas, apesar de que isso não representa automaticamente 30% de assentos no Parlamento, até porque a incipiente presença de mulheres na política é um problema cultural, que demanda tempo para ser mudado. Fernanda também tem esperança de renovação do Congresso Nacional, atualmente, segundo ela, muito fundamentalista, e com uma bancada feminina muito heterogênea, sem consenso em relação a temas femininos, além de pequena em termos percentuais.
Sobre uma maior exposição da problemática feminina durante a campanha, a assessora do CFEMEA acha que vai haver sim, mas ressalta que as mulheres precisam pensar em votar em candidatas que defendam os direitos das mulheres, pois, apesar de mulheres estarem mais sensibilizadas com os problemas femininos por os sentirem na pele, não é automático esta relação com a proposição de políticas públicas que trabalhem por tais demandas.
A campanha do CFEMEA está na primeira fase, e outros spots de rádio serão lançados até as eleições. A veiculação conta com o apoio de rádios como as Rádios Senado, Câmara e MEC, rádios comunitárias e universitárias. Numa segunda fase, a ideia é a produção de um CD com um pequeno programa, cujo objetivo é ser veiculado permanentemente, não apenas em período eleitoral, conscientizando sobre cidadania e empoderamento femininos.
“Brasil Hexa campeão é mais mulheres eleitas! Até a vitória, no campo de futebol e nas urnas!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário