terça-feira, 6 de julho de 2010

Nilcéa Freire participa da reunião do Conselho Econômico das Nações Unidas

A reunião tem como principal tema a igualdade de genêro e promoção da mulher

A Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), participa da Sessão anual do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), entre os dias 28 a 30 de junho, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, EUA. O tema central da reunião é a igualdade de gênero, a promoção da mulher, a implementação dos objetivos e desenvolvimento do milênio e outros compromissos internacionais.
A sessão é dividida em cinco segmentos: Alto Nível, de Coordenação, Atividades Operacionais, Humanitário e Segmento Geral. Além da revisão ministerial anual, o segmento de Alto Nível abrange o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento (FCD), o debate temático que fala sobre a atual tendência global e nacional e o seu impacto na igualdade do genêro e na promoção da mulher.
No primeiro dia de abertura do Segmento de Alto Nível da Sessão Substantiva, foram discutidas questões sobre: mulher e saúde; reunião regional africana e ainda filantropia e igualdade de genêro. No âmbito do Exame Ministerial Anual, houve apresentação do relatório voluntário do Brasil a respeito da implementação das obrigações e compromissos assumidos internacionalmente, no que se refere à igualdade de gênero e ao fortalecimento das mulheres, apresentado pelo EUA e México. A sessão contou com a presença do presidente do ECOSOC, Embaixador Hamidon Ali.
No segundo dia de conferência, a Co-presidência da Mesa Redonda de nível ministerial promovida pelo UNAIDS, tratou do tema: Mulheres, meninas, igualdade de gênero e HIV. Na quarta-feira, a mesa redonda promovida por UNICEF e UNESCO, abordou o tema: Educação de mulheres e meninas: um desenvolvimento imperativo.
O final da última sessão do segmento de alto nível é um diálogo político especial sobre o papel das mulheres nos países em situações especiais, e reúne representantes da Universidade de Oxford, Universidade Columbia e Instituto de Relações Internacionais da Noruega. No encerramento dos trabalhos, os Estados reconhecem a igualdade do gênero e a promoção da mulher como uma das questões centrais para o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário